Workshop gratuito de rap e beat acontece neste domingo na Tijuca

 em artes, música

Um workshop gratuito de rap e beat vai reunir adeptos do hip-hop neste fim de semana na Tijuca, na Zona Norte do Rio. O encontro tem o objetivo de reconhecer e potencializar novos talentos cariocas.

A organização é feita pelo Coletivo de Cultura Urbana Repprodutora, responsável pelo Terra do Rap – Festival de Rap da Língua Portuguesa. O encontro acontece no domingo, dia 25 de março, das 10 às 17 horas, no Centro de Referência da Música Arthur da Távola, e contará com instrutores reconhecidos da cena hip-hop do Rio. O evento é grátis.

O objetivo do evento é promover um encontro com jovens rappers e beatmakers interessados em aprofundar as técnicas de composição de letras e batidas, gravação, produção, finalizando com a divulgação e venda da música e a relevância das redes sociais e da interatividade para o rap.

Serão instrutores do workshop Vinicius Terra, rapper, professor de Português e Literatura e criador do Terra do Rap; o beatmaker e produtor musical Goribeatzz; o evento também terá a presença de Xandy MC, que venceu a 1ª Batalha Terra do Rap, que contou com 98 competidores. O rapper é cria de Manguinhos e um dos organizadores da Roda Cultural Pac’Stão [contamos a história aqui, não lembra? Então clique aqui]. Como prêmio pelo título na batalha, Xandy viajou para Portugal para o Festival Terra do Rap, que aconteceu em fevereiro em Lisboa. Ele vai falar sobre a sua experiência no festival em terras portuguesas.

“O Terra do Rap é um projeto que, para além de um festival, a missão é transformá-lo em uma espécie de caravana em constante movimentação; é uma forma de conhecermos e reconhecermo-nos em artistas locais e como a lusofonia está cada vez mais ativa e integrada em virtude da Cultura Hip-Hop também”, diz Vinícius Terra.

Rapper Vinicius Terra e beatmaker Goribeatzz serão os instrutores do workshop (Divulgação)

“Lisboa foi prova disso. Levamos o campeão de nossa primeira batalha de MCs, um jovem de 22 anos, morador da favela de Manguinhos e talentoso poeta e MC para também vivenciar este intercâmbio. Cada vez mais precisamos nos compreender enquanto um bloco que fala a mesma língua e que está em todos os continentes”, completou.

Após o fim do workshop, haverá uma ação no jardim do Centro da Música Carioca com microfone aberto para apresentações de participantes do workshop e de articuladores culturais, jovens artistas da cidade e artistas que já participaram do festival em edições anteriores, um reencontro nos moldes do que foi realizado na edição do Terra do Rap, em Lisboa. A ideia é reunir artistas e iniciativas de cultura hip-hop de diversas regiões. CHS, membro do Nectar Gang, se apresentará no espaço.

Quem quiser se inscrever no workshop devem enviar um email para festivalterradorap@gmail.com esolicitar um formulário que deve ser preenchido e reenviado. O Centro de Referência da Música Arthur da Távola fica na Rua Conde de Bonfim, 824, na Tijuca. O “Terra do Rap Convida! – Workshop Rap & Beat” é uma contrapartida sociocultural do prêmio Cultura + Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar